Professora Maria José Hötzel foi uma das vencedoras do Prêmio PROPESQ – MULHERES NA CIÊNCIA (UFSC, 2021).

25/08/2021 18:27

É com grande satisfação que parabenizamos a Professora Maria José Hötzel pelo Prêmio PROPESQ – MULHERES NA CIÊNCIA (UFSC, 2021). O prêmio que tem como objetivo homenagear mulheres cientistas e incentivar a participação feminina de forma igualitária na pesquisa acadêmica foi divulgado ontem pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC).

A professora Maria José foi a vencedora do prêmio na categoria Plena, da área das Ciências da Vida. Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD pela University of Western Australia, Maria José é Professora Associada IV do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural desde 2006. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são na área de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal junto ao Laboratório de Etologia Aplicada (LETA) e o Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. Também atua como Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, possuindo 126 artigos científicos publicados em periódicos, 12 capítulos de livros, 39 orientações de mestrado e 9 orientações de doutorado concluídas. Além das atividades de pesquisa junto a UFSC, a Professora possui várias colaborações com pesquisadores internacionais, de universidades e instituições de pesquisa do Canadá, Uruguai, Chile e Suécia. Paralelamente às atividades acadêmicas participa de sociedades científicas como membro e secretária regional e como revisora e editora associada de revistas científicas nacionais e internacionais. A lista completa das publicações e atividades da professora Maria José Hötzel está disponível em: http://lattes.cnpq.br/3638287209428196.

Além do indiscutível mérito acadêmico da Professora Maria, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para ressaltar outros aspectos relevantes da sua vida considerando a finalidade deste prêmio. Maria não é apenas uma grande cientista, como os indicadores acima nos mostram, mas é também mulher, mãe de 3 filhas. Sua primeira filha nasceu durante o seu doutorado (1995) e a segunda quando ainda era bolsista recém doutora (1997). A terceira filha nasceu em 2004, quando ainda era professora visitante na UFSC. Durante toda a sua trajetória, Maria José teve que compatibilizar a sua vida profissional de excelência com a maternidade.

Por todos esses motivos, é com grande orgulho que parabenizamos a Professora do nosso Departamento pelo reconhecimento do seu mérito acadêmico através desse prêmio que valoriza o gênero mulher. Esperamos que a conquista do seu prêmio continue a dar visibilidade as diferenças de gênero ainda existentes na área da Ciência.